segunda-feira, 29 de julho de 2013

MICHELE CHIARLO - GRANDI MARCHI 1ª PARTE

            

              Fundada em 1956 em Monferrato possue atualmente três áreas no Piemonte, localizadas em Langhe, Monferrato e Gavi, totalizando 110 hectares de vinhedos, sendo 60 hectares próprios e 50 hectares fruto de arrendamento. O enólogo Stefano Chiarlo é o responsável pela gestão do cultivo, a fim de garantir produção de alta qualidade.
              Foram provados seis vinhos deste produtor no evento Grandi Marchi no Hotel Unique  e hoje descreverei três (dois brancos e um tinto) deixando os outros três tintos para próximo post. Vamos a eles então:



GAVI LE MARNE DOCG 2011


Uva Cortese

Estas uvas são provenientes do sudoeste do Piemonte, caracterizada por um particular micro clima, influenciada pela proximidade do mar ao sul. O terreno argiloso/calcário propicia a produção de um Gavi de alta qualidade.
As uvas são maceradas a frio para preservar os aromas característicos. Possui cor palha com reflexos esverdeados, aroma delicado e envolvente de tília e fermento. Sabor frutado, amplo, flagrante com bom ataque na boca. Para acompanhar antepastos , crustáceos, mariscos e peixes.




ROERO ARNEIS LE MADRI DOCG 2011


Uva Arneis

O Roero é uma pequena área montanhosa á esquerda do rio Tanaro, de solo rico em areia e calcário. O cultivo da uva Arneis é antigo, mas somente aumentou produção nos últimos 20 anos com excelente resultado, produzindo vinhos finos e elegantes de excelente caráter.
Cor palha e reflexos esverdeados, de aroma intenso e amplo com notas de hortelã e damasco. Na boca é fresco, elegante, boa acidez, textura sedosa, equilibrado e delicado. Deixou uma impressão marcante. Vai bem com       carnes frias, carnes brancas, massas e frutos do mar.




LE ORME BARBERA D’ASTI DOCG 2010


Uva Barbera

Envelhecido oito meses em tonéis de carvalho de 50 hl e refinado quatro meses em garrafa. Cor rubi brilhante com reflexos violeta, aroma de frutas vermelha, predominando a cereja. Sabor de fruta madura, estruturado, complexo, apresentando leve amargor no final. Para pratos de massas com molhos vermelho e carnes.         


                 Até o próximo post                                                                                                                             
                 Clovis Pavan

Nenhum comentário:

Postar um comentário