segunda-feira, 21 de outubro de 2013

50 GRANDES VINHOS DE PORTUGAL



No evento da ViniPortugal, no espaço do Leopolldo Itaim, um vinho em particular me surpreendeu sobremaneira. Trata-se do Pintas safra 2010, 14% de teor alcoólico, cujo produtor é a Wine & Soul localizada no coração do Douro e importado pela Adega Alentejana.



Uma equipe talentosa constituída  pelos enólogos marido e mulher, Sandra Tavares da Silva e Jorge Seródio Borges, trabalharam para criar este vinho com aromas vibrantes e convidativos de mirtilo, amoras, violetas, chocolate escuro e ervas silvestres. Apesar de firme apresenta excelente estrutura e que irá melhorar com o tempo. Vinho vibrante de cor púrpura intensa com notas violáceas, boa acidez, de taninos firmes, guloso e concentrado de final longo, mostrando todo seu potencial gastronômico.


Produzido com mais de 20 castas típicas do Douro provenientes de uma vinha velha com 80 anos de idade. Algumas das castas são Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Cão, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Rufete. Vinho produzido em lagares de granito com pisa a pé. No Brasil há menos de 300 garrafas da safra 2010 do Pintas. Na colheita 2011 foram produzidas 4.800 garrafas e apenas 1.200 vieram para o mercado brasileiro. Todas as safras deste vinho foram muito premiadas pelos mais renomados críticos internacionais e o Pintas 2011 certamente continuará essa saga de sucesso.
  

Saúde

Clovis Pavan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário