segunda-feira, 6 de junho de 2016

ExpoVinis Brasil celebra 20 anos e anuncia destaques para 2016

Lidio Carraro lança o vinho oficial dos Jogos Olímpicos 2016 * Conteúdo de qualidade marca a 20ª edição da feira: Fórum ExpoVinis, Experiências Gastronômicas, Lounge Wine Thinking e Auditório ExpoVinis oferecem informação a profissionais e preparam o consumidor final

O ExpoVinis Brasil, maior evento de vinhos na América Latina, celebra 20 anos e anuncia os destaques e novidades da edição de 2016. A feira acontece ente os dias 14 e 16 de junho, desta vez no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), e volta a trazer um panorama do que vem sendo produzido, lançado e discutido no mundo dos tintos, brancos, rosés e espumantes.

Associações expressivas como ViniPortugal reúnem os principais produtores de seus países e trazem ao evento lançamentos e tendências. Marcas de países consagrados como França, Itália e Espanha também já confirmaram presença no evento, que recebe, ainda, novidades de países como México, Eslovênia e Nova Zelândia.

O Brasil reúne vinícolas representativas dos terroirs nacionais no espaço Vinhos do Brasil, que conta com o apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Participam as marcas Don Guerino, Rio Sol/Vini Brasil, Gran Legado, Zanella, Lucano, Nova Aliança, Batalha e Lidio Carraro, que lança na feira o vinho oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

As importadoras Premium Wines e Adega Alentejana também participam e apresentam seus destaques para o mercado.

“Esta será uma edição fundamental para todos, principalmente pelo cenário econômico instável que atravessamos. É importante lembrar e reforçar que o ExpoVinis Brasil é o evento que movimenta os negócios do setor e coloca nosso país no mapa das principais feiras de vinhos do mundo; um momento promissor em que atraímos os olhares e os interesses do mercado mundial, que reconhece a feira como o ponto de encontro dos principais players do segmento. Recebermos a visita de produtores e empresários de todo o mundo, que seguem apostando no mercado brasileiro é muito gratificante”, explica Clélia Iwaki, diretora do evento, que é organizado pela Informa Exhibitions, líder na realização de feiras para o setor de alimentos e bebidas, como a Fispal Food Service.


FÓRUM EXPOVINIS
Este ano, o ExpoVinis Brasil investe em uma ampla programação voltada para a difusão de conteúdo de qualidade sobre o setor e realiza, pela primeira vez, o Fórum ExpoVinis, com curadoria do consultor da feira, Jorge Lucki, e da equipe da revista Prazeres da Mesa. Serão três dias de palestras com temas como ‘A Comunicação no Ponto de Venda’, ‘Como driblar a crise com a venda de vinhos’, ‘Ganhe dinheiro montando a adega perfeita’, ‘A importância do e-commerce para as importadoras’ e ‘Usando mídias sociais para vender’. Especialistas reconhecidos como Carlos Cabral (consultor do grupo Pão de Açúcar), Diego Arrebola (bicampeão do Concurso Brasileiro de Sommeliers), Edney Souza (um dos nomes pioneiros da web brasileira), Manoel Beato (sommelier-chefe do grupo Fasano) e Tiago Locatelli (premiado sommelier do grupo Varanda) comandam as discussões.

Após o Fórum, os visitantes poderão participar das Experiências Gastronômicas oferecidas pela revista Prazeres da Mesa. São aulas seguidas de minidegustações, no período da tarde, sempre com um chef de cozinha trazendo uma experiência para os participantes. Ainda em parceria com a Prazeres da Mesa, o grupo Pão de Açúcar disponibilizará o carrinho-cozinha ‘Pitadas ao Vivo’, com aulas sobre gastronomia no espaço onde acontecerão as aulas-show, no Espaço Cozinha Mesa. 

Para adquirir seu ingresso para o fórum, acesse o site www.expovinis.com.br


CARREIRA E OPORTUNIDADES
Quem deseja começar uma carreira no setor vitivinícola também terá atenção especial: a feira fechou uma importante parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP), que irá ministrar atividades especialmente pensadas para os futuros profissionais do vinho e para o novo apreciador da bebida.

As palestras serão ministradas a partir das 17 horas, nos dias 15 e 16 de junho, quando a feira é aberta ao público. Ou seja, antes de ter acesso a centenas de rótulos, será possível ter uma aula com os professores da ABS-SP. Temas como “Enogastronomia: como combinar vinho e comida”, “Noções básicas de degustação” e “Técnicas de serviços para sommelier” serão conduzidos por especialistas como Arthur Azevedo, presidente da associação. “O ExpoVinis é um evento que gera trabalho, emprega recursos e contribui de forma inquestionável para o crescimento e amadurecimento do setor do vinho no Brasil. Nosso principal objetivo é fomentar o segmento atuando em suas diversas frentes: vendas, consumo, educação e profissionalização”, enumera Clélia Iwaki.

Os iniciantes na profissionalização do vinho terão, ainda, a oportunidade de participar do WSET – Nível 1 – Enocultura, que vai tratar de temas como ‘Introdução ao vinho’, ‘Técnicas de degustação’ e ‘Serviço do vinho’. O curso é reconhecido internacionalmente pela instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust) e acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho das 10 às 12h30. Informações sobre valores e inscrições: cursos@enocultura.com.br (mencionando ‘Curso ExpoVinis’).


DEGUSTAÇÕES PREMIUM
Uma das atividades mais concorridas e aguardadas do ExpoVinis Brasil já está confirmada: são as Degustações Premium, oportunidade perfeita para quem quer enriquecer o conhecimento sobre vinhos. Com sessões experimentais e sensoriais, informam, ensinam e exemplificam, estimulando os paladares dos participantes. Temáticas e conduzidas por grandes nomes do setor, são atividades gratuitas para profissionais do setor, com inscrições feitas pelo site do evento (www.expovinis.com.br). Entre os temas, estão ‘Noções Básicas de Serviço de Vinho’ e ‘Como combinar vinho e comida’.


LOUNGE ‘WINE THINKING’
Outra novidade para edição de 2016 do ExpoVinis é o lounge ‘Wine Thinking’, espaço destinado para discussões sobre o setor. São 4 grandes nomes do segmento envolvidos: Eno Cultura, Wine Thinking Brand Communication, Decanter Magazine e Corte de Master Sommelier. Consumidor e profissional do setor poderão participar, ainda, de um laboratório em parceria com o Instituto Federal de São Roque. Os workshops são educacionais e trazem temas variados:

Para o profissional da indústria:
• Tudo sobre maceração carbônica
• Degustação dos vinhos ganhadores do Decanter World Wine Awards 2016
• Miniaula WSET Level 2
• Ciclo inverso em Enologia
• Ativação de levedura
• Microbiologia e vinhos com presença de defeitos
• Insumos enológicos (SO2, clarificastes, taninos e chips). 

Para o consumidor final:
• Degustação dos vinhos ganhadores do Decanter World Wine Awards 2016
• Miniaula WSET Level 1
• Harmonização de vinho e comida
• Serviço e armazenamento de Vinho


PALESTRAS AUDITÓRIO EXPOVINIS
Também focados na educação, formação e informação de profissionais e consumidores, os workshops ‘Auditório ExpoVinis’ vão tratar de temas importantes do setor e direcionados a públicos específicos. Confira:

Dia 14 de junho, às 16 horas
Tema: ‘How to taste like a Master Sommelier with Matthew Citriglia – MS’
- Provedor: Corte de Master Sommelier com apoio da Eno Cultura
- Palestra em inglês.
- Resumo: workshop demonstrando como um Master Sommelier descreve um vinho. Explicação sobre o caminho para se tornar um Master Sommelier.
Público alvo: Funcionários de hospitalidade com foco em bebidas

Dia 14 de junho, às 17h30
- Tema: Como Solucionar Problemas e Ativar a Sua Marca 
- Provedor: Wine Thinking Brand Communication
- Resumo: workshop de demonstração de solução de problemas e ativação de campanhas para desenvolvimento de marca
- Público alvo: profissionais de marketing do vinho, responsáveis por divulgação de campanhas de marca, órgãos genéricos e governamentais, produtores e donos de marca

Dia 15 de junho, às 19h30
- Tema: Decanter Magazine – Vencedores América do Sul do DWWA 2016
- Provedor: Revista Decanter, Paulo Brammer jurado da DWWA 2016
- Resumo: workshop de apresentação da maior competição de vinhos do mundo e os resultados em primeira mão da edição de 2016. Três vinhos brasileiros ganharam medalhas de ouro pela primeira vez
- Público alvo: consumidor final

As inscrições devem ser feitas pelo site: www.expovinis.com.br


WINE BLOG HUNTER
Em 2016, acontece mais uma edição do Wine Blog Hunter, concurso realizado em conjunto com o especialista Cesar Adames e que consiste em reunir os principais blogueiros de vinhos do Brasil para eleger o Melhor Tinto, o Melhor Branco e o Melhor Espumante da feira.

Os blogueiros “caçam” os rótulos que acreditam ser os melhores nas categorias da prova, mas devem respeitar um critério: os rótulos devem ter preço para consumidor final de no máximo R$ 70,00, independente da nacionalidade. Após a seleção, os vinhos são degustados às cegas no segundo dia do ExpoVinis e o resultado é divulgado em seguida, funcionando como um guia para o consumidor final que visitará a feira nos dois últimos dias.


PARCEIROS OFICIAIS
Com o objetivo de se solidificarem no mercado de vinhos, as marcas Nadir Figueiredo e Água Platina fecharam parcerias estratégicas com o ExpoVinis Brasil 2016.

A Nadir Figueiredo, referência mundial em peças de vidro para casas, bares e restaurantes, será a taça oficial da feira: todos os profissionais que visitarem a feira irão receber gratuitamente uma taça personalizada em comemoração aos 20 anos do evento, assim como o consumidor final que adquirir o ingresso (informações sobre valores em ‘Serviço’).

Outra marca que aposta no mercado dos tintos, brancos, rosés e espumantes é a Água Platina, que desenvolveu uma nova linha de produtos com menos sais minerais, própria para degustação de vinhos. A novidade poderá ser conferida pelos visitantes da feira, pois o ExpoVinis já anunciou a Platina como a água oficial do evento.

Referência no segmento de acessórios e peças para o mundo do vinho – taças, saca-rolhas, copos e embalagens –, a Boccati reforça sua presença no segmento ao renovar a parceria com o ExpoVinis Brasil, onde irá apresentar sua nova linha de produtos em acrílico. A marca assina a champanheira oficial da feira.


SERVIÇO
ExpoVinis Brasil 2016 | 20º Salão Internacional do Vinho
14 a 16 de junho
O dia 14 é exclusivo para profissionais do setor.
Aberto ao consumidor final nos dias 15 e 16 de junho a partir das 17 horas.
Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo - Vila Guilherme - São Paulo/SP

Informações sobre horários do Fórum ExpoVinis, palestras e degustações, acesse: www.expovinis.com.br

Ingressos (compra antecipada pelo site do evento):
Até 13 de junho: R$ 130,00
No evento: R$ 150,00

Facebook: ExpoVinis Brasil | Twitter: @expovinis | Instagram: @expovinisbrasil

E-mail: visitante.fev@informa.com | Telefone: (11) 3598-7800

Nenhum comentário:

Postar um comentário