quinta-feira, 28 de julho de 2016

TARA WHITE EM SÃO PAULO

Do ‘Deserto de Clima Frio’, Viña Ventisquero apresenta o Tara White em São Paulo

O Tara White está entre os selecionados para participar da Masterclass ‘Vinhos de Clima Frio’, que abre a programação do 6º Tasting Wines of Chile em SP, dia 3 de agosto no Hotel Unique. O singular rótulo da Viña Ventisquero integra a lista de Marcelo Pino, sommelier chileno que conduzirá a degustação, devido à peculiar condição do terroir onde é cultivado: o deserto do Atacama.

Resultado de um desafio assumido pela equipe de enólogos da Ventisquero, o Tara White é elaborado com uvas Chardonnay produzidas em meio à paisagem mais seca do mundo, com precipitações que não chegam a 20 mm por ano, mas que recebe influência do Oceano Pacífico e pela manhã é coberta pela neblina Camanchaca, que refresca os vinhedos e permite o fenômeno chamado de ‘Deserto de Clima Frio’.

Nestes solos calcários, os enólogos da Viña Ventisquero expandiram as fronteiras do mapa vitivinícola do Chile, apostando na criação de vinhos de alta qualidade, com características únicas.

Para ser fiel ao terroir onde o Tara é produzido, foi preciso, ainda, optar por uma forma de produção artesanal na colheita, vinificação e nos procedimentos de engarrafar o vinho. Assim, a colheita é realizada manualmente e, no caso do Tara White 1, a prensagem foi realizada de forma tradicional, com os pés, o que representou um rendimento de apenas 40% das uvas.

“Se o que se deseja fazer é um vinho que testemunhe sua origem extrema, é necessário eliminar as leveduras, os processos de filtragem e ser coerente com a sua natureza”, diz Felipe Tosso, enólogo-chefe da Ventisquero.

A produção do Tara White é limitada: são apenas 4456 garrafas. Certamente uma experiência que leva os apreciadores do vinho além dos clássicos. “Hoje não conheço no Chile um terroir como este, tão extremo, e, por isso, com a possibilidade de dar origem a vinhos tão diferentes. São vinhos que refletem a identidade de Atacama”, finaliza o enólogo.

Convidamos você a descobrir o mistério de Tara!

VIÑA VENTISQUERO
Criada em 1998, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem, criativa e de espírito empreendedor. Possui escritórios em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e China e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o Pinot Noir Herú, além dos ícones Vertice, Pangea e Enclave, elaborados pelo enólogo-chefe Felipe Tosso em parceria com o enólogo australiano John Duval.

Em 2012, foi a primeira vinícola a receber o “Certificado de Sustentabilidade Wines of Chile” em 100% de seus vinhedos por suas práticas de certificação sustentável em todos os campos de cultivo. Em 2013, avaliada também nas categorias ‘adega’ e ‘responsabilidade social empresarial’, recebeu a segunda certificação por sua evolução em todas as áreas relacionadas à elaboração do vinho. Informações: www.ventisquero.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário