segunda-feira, 5 de junho de 2017

Chile lidera mercado de vinhos importados no Brasil e apresenta tendências e novidades no ExpoVinis 2017

Os brasileiros aumentaram o consumo de vinhos chilenos em 2016 e novamente o Chile fechou o ano liderando com folga o ranking de vinhos importados no Brasil. É o que aponta pesquisa recente da International Consulting: no ano passado, o crescimento em relação a 2015 foi de 14% em valor e 18% em volume, representando uma fatia de mercado de 44% em valor e 48% em volume, mais do que o dobro do segundo colocado, a Argentina, que detém 16%.

A Wines of Chile, associação que representa a indústria chilena de vinhos, atua no Brasil com participações em alguns dos principais eventos de vinhos, além da realização de atividades próprias, como o aguardado Tasting Wines of Chile em São Paulo, um dos eventos mais importantes do calendário vitivinícola nacional.

Em 2017 as atividades têm início com a participação no ExpoVinis Brasil, principal feira de vinhos na América Latina que acontece em São Paulo entre 6 e 9 de junho. Para apresentar aos visitantes as novidades de um dos terroirs mais diversificados do mundo, a WOC vai trazer as tendências e destaques das vinícolas: Alto Quilipin, Aresti, Bouchon Family Wines, Doña Javiera, La Ronciere, MontGras, Pérez Cruz, Sur Valles Wine Group e Sutil Family Wines.

“As atividades realizadas pela Wines of Chile no Brasil têm como principal objetivo apresentar a diversidade de terroirs, vales, uvas e técnicas da indústria do vinho no Chile. A altíssima qualidade e a variedade de nossos rótulos são validadas pelo consumidor brasileiro, que ano a ano tem apreciado cada vez mais os vinhos chilenos”, resume Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile, que virá a São Paulo especialmente para o evento.

“A participação no ExpoVinis reforça nossas estratégias para fortalecer a presença da oferta chilena de vinhos no mercado brasileiro e estreitar ainda mais as parcerias comerciais existentes entres os dois países. O Brasil é o principal destino dos alimentos chilenos na América Latina e os vinhos se destacam: desde 2002, nossos rótulos lideram o ranking de vinhos importados no Brasil, contando com crescente e ampla aceitação dos consumidores. Fechamos 2016 com bons resultados, com cerca de 44% do mercado”, resume María Julia Riquelme, diretora do ProChile Brasil.

Vinho das alturas, do palácio de Buckingham e edição limitadíssima

Participando pela primeira vez do ExpoVinis Brasil, a Doña Javiera participa pela primeira vez do evento e vai trazer alguns de seus vinhos de mais alta gama. Será possível degustar rótulos da carta de vinhos da Rainha da Inglaterra: a vinícola é a única chilena a ter vinhos no Palácio de Buckingham e no Parlamento Britânico no Reino Unido.

Do vinhedo mais alto do vale de Curicó, a 1.245 metros acima do nível do mar, vem o Trisquel Series Altitud, elaborado pela Aresti. O Merlot proveniente da alta cordilheira curicana terá sua segunda safra apresentada no ExpoVinis Brasil.

A La Ronciere traz novidades em “solo” e em borbulhas: os produtores desembarcam em São Paulo com tintos provenientes do inovador terroir de Idahue, área recém-plantada pela vinícola exclusivamente com uvas tintas; a marca também apresenta seu premiado Espumante Nature, elaborado em quantidades limitadas.

Uma pérola chilena é que o apresenta a Bouchon Family Wines: vêm para o evento pouquíssimas garrafas do Semillón Granito 2015, um branco que tem causado grande burburinho no mercado, pois provém de um solo granítico com alto grau de decomposição e é cultivado em método dry farming, ou seja, sem nenhuma irrigação externa, no vinhedo de Batuco, descoberto e recuperado pela família Bouchon.

O ExpoVinis foi o palco escolhido no Brasil pela famosa MontGras para celebrar seus 25 anos. Na feira, será possível apreciar tintos e brancos que celebram a história da vinícola e conhecer o novo assemblage tinto que marca comemoração das mais de duas décadas da viña.

Pela primeira vez em um evento no Brasil, a Alto Quilipin selecionou seus rótulos mais destacados para marcar a participação no principal encontro de vinhos na América Latina. Estarão em degustação os vinhos da linha Reserva (Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Malbec), Varietal (Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot) e os brancos Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Destaques e um portfólio altamente variado também é o que apresentarão a Sutil Family Wines, que elabora rótulos em 8 distintos vales chilenos. Para o evento, a vinícola traz o Gran Reserva Chono, direcionado a estabelecimentos de alto padrão, como restaurantes de alta gastronomia e lojas de vinho.

A Sur Valles, que conta com escritórios em Santiago, Shangai, Londres e Miami, desembarca no ExpoVinis apresentando a nova imagem de sua linha Viento Norte. A viña possui 4.500 barricas de carvalho francês e americano em sua bodega no Chile e está presente em mais de 35 países com rótulos que se destacam pela excelente relação qualidade/preço.

Vinhos tintos com forte identidade ligada ao seu terroir de origem é o que traz a Pérez Cruz. Os rótulos provêm da Denominação de Origem Maipo Andes, região onde são elaborados os grandes e tradicionais tintos do Chile. Com uma proposta moderna, a vinícola respeita as tradições do país e oferece vinhos frescos, gourmet e bem equilibrados.

Wines of Chile

A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos premium chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá, Irlanda e Dinamarca, além de trabalhar em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América Latina e Europa. Mais informações: www.winesofchile.org.

ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: www.prochile.gob.cl.

Wines of Chile | 21º ExpoVinis Brasil
6 a 8 de junho de 2017
Dias 6 e 7, das 13 às 21 horas. Dia 8, das 13 às 20 horas.
O evento é aberto ao consumidor final nos 3 dias de realização, a partir das 16 horas.

Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme / São Paulo
Pavilhão Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário