segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Enólogo da Viña Tarapacá compartilha os segredos da elaboração de seus vinhos Gran Reserva

São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2017 – o estudo consistente no mapeamento e escavação de 373 poços nos 611 hectares plantados na Viña Tarapacá foi apresentado em São Paulo por Sebastián Ruiz, enólogo-chefe da vinícola chilena desde 2015.

Realizada por especialistas em terroir, o objetivo principal da pesquisa foi determinar os distintos perfis de solo presentes no vinhedo, assim como a riqueza, clima e biodiversidade do Fundo El Rosario. Entre os resultados encontrados, destacam-se as particularidades que tornam a Tarapacá um verdadeiro “Clos Natural” (*) rodeado pelo Rio Maipo e por parte da Cordilheira dos Andes, que se estende como escudo por toda a propriedade, que está localizada no Vale do Maio, origem dos melhores Cabernet Sauvignon do Chile.

"Graças ao estudo fomos capazes de identificar sete séries de solos em Fundo El Rosario, todos de origem vulcânica, profundidade média e pedras angulares em sua maioria. Destes sete tipos de solo, cinco são particularmente adequados para a produção de uvas de alta qualidade: Piedmont, Mansel, El Mirador, El Ciruelo e Los Cardenales, atualmente destinados à elaboração da linha Gran Reserva", comenta Sebastián Ruiz.

Desde que se tornou enólogo-chefe, Ruiz tem experimentado a vinificação separada das uvas provenientes dos diferentes perfis de solo. Assim nasceu a mais recente inovação da vinícola, o novo Blend Series #1, o Gran Reserva da Tarapacá que homenageia os melhores solos do Fundo El Rosario. Este vinho de produção limitada combina a essência de uvas Cabernet Sauvignon da série de solos Piemonte e 15% de Syrah da série Mansel.

"É um vinho com perfil de fruta madura, expressivo e complexo, com destacadas notas de amora e ameixa. O envelhecimento em barricas foi de 12 meses, o que entrega aromas sutis de especiarias como pimenta preta, cravo e baunilha. No paladar tem volume médio, boa estrutura e final persistente devido à mineralidade dos nossos solos. É um vinho aromático, fresco e saboroso, que expressa as características únicas de clima e solo do Fundo El Rosario", aponta o enólogo.

(*) Clos é um termo da viticultura francesa usado para denominar um terroir rodeado por muros de concreto construídos para preservar o vinhedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário