terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Champagne, prosecco, cava ou espumante?
 

A Vinho & Ponto, rede de wine stores que aposta na democratização do consumo de vinhos, possui uma seleção exclusiva de champagnes, proseccos, cavas e espumantes para as celebrações neste final de ano. Frescos, festivos e versáteis, espumantes, champagnes e proseccos têm lugar garantido nas festas de Natal, Ano Novo e confraternizações realizadas nesta época. No portfólio da Vinho & Ponto temos diversas sugestões e produtos exclusivos para variados paladares, bolsos e estilos”, comenta o sommelier-chefe da Vinho & Ponto, Eliton Bertoli
 
Será que o consumidor entende as diferenças entre as ‘bebidas borbulhantes’? Através de suas 35 lojas em todo o Brasil, a Vinho & Ponto busca empoderar o apreciador fornecendo informações – e ampla variedade de produtos – para auxiliar na hora da escolha do rótulo.
 
Eliton Bertoli resumiu as diferenças em um guia prático e rápido que dialoga com os consumidores “entrantes” e aqueles que já acumulam carimbos no passaporte de degustações. Todos os produtos indicados podem ser encontrados na loja online da wine store.
 
CHAMPAGNE
 
Espumante branco ou rosè elaborado na região de Champagne, nordeste da França, à base das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier e sob o método Champenoise, que consiste em uma segunda fermentação da bebida na própria garrafa para eliminar resíduos e expandir os gases, resultando em espumantes mais complexos e elegantes, com uma perlage (borbulhas de gás carbônico) fina e constante. Só podem ser chamados de Champagne os fermentados de uva da região francesa, por isso a indicação vai para duas opções da icônica Cattier, produtora ‘trè chic’ de vinhos finos. 
 
O Cattier Brut Icone – em sua versão de 1.5 L perfeita para grandes famílias – champagne fresco e vivaz, traz ao paladar uma mistura de aromas florais e tropicais, e é ideal para as celebrações na praia, no campo ou à beira da piscina. Para quem prefere a sutileza dos rosès, o Cattier Glamour Rose, champagne com aroma de morangos, cerejas e groselhas, vai ser a escolha perfeita. 
 
Os Champagnes Cattier são perfeitos para acompanhar os snacks pré-ceia, como frutas, canapés e queijos, por sua leveza, cremosidade e maciez.
 
PROSECCO
 
Prosecco é todo vinho efervescente originário da região de Vêneto, especificamente das denominações de origem Valdobbiadene e Conegliano, que leva somente a uva Glera em sua composição. Diferente dos champagnes, o espumante italiano é elaborado pelo método Charmat, que consiste na segunda fermentação realizada em tanques de aço inox.
 
Para brindar a bella Itália, a dica é abrir o Costaross D.O.C. Prosecco Treviso Brut, espumante com aroma de frutas brancas (pêras, maçãs etc.) e boa intensidade; fresco e com sabor agradável e harmonioso que promete agradar até os mais difíceis paladares.        
 
Do mesmo produtor, mas indicado para os que preferem mais taninos e complexidade, o Costaross D.O.C.G. Prosecco Valdobbiadene Superiore Extra Dry, é um espumante de aromas delicados e frutados, com paladar intenso e final prolongado.
 
Os borbulhantes italianos são muito indicados para harmonizar com canapés, saladas e, inclusive, com o bacalhau da ceia.    
 
CAVA
 
Nesta categoria entram os espumantes produzidos exclusivamente na Espanha, com as uvas Parrelada, Xarelo e Macabeo. Também elaborado sob o método Champenoise (segunda fermentação da bebida na própria garrafa), o Cava oferece uma excelente relação custo-benefício, por ser uma alternativa mais acessível em comparação com os borbulhantes franceses.  
 
Das terras espanholas, serão bem-vindos à ceia dois rótulos da centenária Castellblanch, uma das vinícolas pioneiras na produção de Cavas. O primeiro é o Castellnou Cava Brut, opção fresca e revigorante que combina as três uvas para resultar em um vinho dotado de frescor e com sabores cítricos, de melão maduro e pêssego. Perfeito para acompanhar o tradicional tender por contrapor carnes untuosas com seu paladar seco e acidez suave.  
 
A segunda indicação é o Castellnou Cava Semi Seco, com paladar ligeiramente amargo, mas muito agradável por levar uma sensação de doçura à boca. Fresco e equilibrado, traz aromas de fruta madura e sabores cítricos, com uma persistente efervescência de finas bolhas, altamente indicadas para acompanhar receitas com bacalhau e saladas.     
 
ESPUMANTE
 
Também conhecido como sparkling wine, o espumante é todo vinho branco (ou rosè) efervescente, por conter gás carbônico, elaborado em diferentes regiões do mundo. O indicado para quem busca uma opção de espumante de alta qualidade é o Orfila Brut, da argentina Bodega Orfila. Com borbulhas finas, delicadas e persistentes, o elegante vinho traz aromas de flores brancas e notas de pêssego. No paladar, é equilibrado e tem leve acidez, combinação perfeita para acompanhar com o tradicional Panetone.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário