quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Você sabe a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?

Enólogo
É o profissional responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. Também participa de todo o processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes, atua como vendedor e assume a parte de marketing do produto.
O enólogo normalmente é formado em Agronomia com especialização na área, pois existem poucas faculdades no Brasil que oferecem o bacharelado em Enologia. A Universidade Federal do Pampa e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves são algumas delas.
Sommelier
Essa profissão surgiu antes do século XVII, na França, e consiste em cuidar desde a seleção, compra e recebimento dos vinhos até a elaboração da carta de um estabelecimento. Ele também é responsável pelo serviço à mesa, ajudando o cliente a escolher o vinho apropriado ao seu prato, paladar e bolso. Geralmente trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor e ministra cursos para a formação de novos sommeliers.
Para ser considerado um sommelier é preciso formação e atualização constante do que há no mercado. Para isso, há cursos profissionalizantes na área da gastronomia.
Enófilo
É o apreciador de vinho e suas peculiaridades. Um amador que muitas vezes se interessa pelo assunto a ponto de tornar-se um especialista. Faz anotações, escreve livros, dá palestras e frequenta confrarias, degustações e feiras.
Para ser enófilo não é preciso curso profissionalizante, basta ser fã da bebida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário